Nerd e futuro cientista da computação que adora café e todos os seus milhões de hobbies como animação 3d, música, ou a arte de estar atrasado em séries. Quando não está estudando ou trabalhando aproveita o tempo criando histórias, planejando animações e trilhas sonoras ou simplesmente procurando coisas novas pra aprender.

A modelagem é uma parte extremamente importante na criação de uma animação 3D porque tudo o que vemos na tela é criado nessa fase. Nesse post vamos ver uma ideia geral de como funciona o processo de modelagem e também algumas informações úteis para quem quer começar ou está começando.

Eu estou colocando os termos técnicos em inglês também pra, caso seu inglês esteja em dia, você consiga relacionar o que foi visto aqui com algum material externo (já que muitos bons materiais sobre esse tema estão em inglês).

 

O que é modelagem 3D?

pipe_novo
Linha de produção genérica para uma animação

Como eu disse no post sobre os Tipos de Animação, a animação 3D tem como característica o fato de os objetos existirem em um “mundo virtual”, o que tira a necessidade de redesenhar o mesmo personagem ou objeto a cada frame. Mas para que eles existam na cena é preciso que eles sejam criados de alguma forma. A modelagem 3D é essa parte da linha de produção em que você cria um objeto e define características “físicas” dele como a forma, tamanho, deformações, imperfeições etc. As imagens abaixo mostram um modelo “puro” e outro após a renderização. 

 

wire_phil
Phil, por Adrianno Sampaio
phil
Phil (Renderizado)

 

Esses objetos são chamados de Malhas Poligonais (Poligonal Meshes) e são compostos por polígonos virtuais como triângulos (Tris), quadriláteros (Quads) ou polígonos com maior número de lados (N-gons). É possível observar esses polígonos na imagem à esquerda do modelo acima. Ele é basicamente composto por Quads (O que é muito encorajado na modelagem 3D pois facilita muitas etapas). A imagem a seguir mostra esses tipos de polígonos.

 

Mesh Anatomy
Tipos de Polígonos

 

Cada polígono possui uma Face, Arestas e Vértices. E cada um desses elementos de um polígono pode ser editado pelo artista 3D para conseguir a forma desejada pro modelo.

 

Poly Anatomy
Composição de um polígono

Técnicas de Modelagem

Pra criar um objeto 3D o artista precisa modelar esse objeto de um jeito eficiente, sem perder muito tempo e de uma forma que também facilite as outras etapas da linha de produção, como a etapa de animação. Para isso existem técnicas de modelagem que tem como objetivo facilitar o caminho pra completar o modelo. As duas técnicas principais de modelagem 3d são chamadas de Modelagem poligonal (Poly Modeling) e escultura digital (Digital Sculpting). 

 

Modelagem Poligonal

cannon.png
Modelo feito com modelagem poligonal

É uma forma de modelagem na qual você edita os elementos de uma malha para obter a forma desejada. Por exemplo, você pode mover e adicionar novos vértices, girar arestas etc. Essa técnica é principalmente usada para modelar objetos de superfície rígida (Hard Surface Modeling) como prédios, carros, móveis, naves espaciais e até armas por serem modelos mais técnicos e com menos necessidade de liberdade artística. Ela também pode ser usada para criar modelos como base para escultura digital (Base Mesh).

 

Box Modeling

É outra técnica de modelagem em que o artista edita os elementos da malha (Muito parecida com a Modelagem Poligonal). Nessa técnica a modelagem é iniciada com uma forma primitiva (Cubo, Esfera etc) e essa forma é, então alterada para se obter o formato desejado para o modelo.  Essa técnica também é usada para criar um Base Mesh e os tipos de alterações no modelo são os mesmos da Modelagem poligonal.

 

Escultura digital

OLD_COMP
Modelo feito com a técnica de escultura digital

Em contraste com a modelagem poligonal a técnica de escultura digital dá mais liberdade ao artista por ser semelhante à escultura tradicional com argila (como o próprio nome já diz). Nessa técnica o artista inicia com um modelo base (Base Mesh), que tem uma quantidade baixa de polígonos, e vai esculpindo detalhes no próprio modelo. Quando a quantidade de polígonos fica insuficiente para representar os detalhes menores o artista subdivide o modelo (Subdivison Surface), adicionando mais polígonos e, assim, permitindo a criação de detalhes mais finos. Esse método é muito utilizado na criação de personagens e seres organicos (por isso o termo Organic Modeling). Usamos o termo “Organico” para modelos de seres vivos, porque não possuem muitas superfícies lisas, que são comuns em objetos criados pelo homem, como carros. Posso falar mais sobre a modelagem orgânica e sobre sua diferença para a modelagem de superfícies rígidas (Hard Surface Modeling) em outro post.

giphy

Bem, isso é tudo por esse post. Não esqueça de compartilhar se você achou interessante e até a próxima! 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *