O ser humano sempre tentou representar o mundo ao seu redor de diversas formas. Seja pintando um quadro, esculpindo com argila ou até mesmo fazendo um filme nós tentamos demonstrar aos outros como nós percebemos as coisas e na animação não é diferente. Nesse primeiro Guia Rápido vamos entender um pouco mais sobre essa forma de arte.
O que é animação?
Antes de tudo vamos passar pela introdução (porque é de lei) com a pergunta: O que é animação? É uma técnica de produzir a ilusão de movimento a partir de imagens fixas, vistas em rápida sequência. Mas não é só isso. Segundo o livro The Illusion of Life, que é considerado uma leitura obrigatória pra quem se interessa por animação, animar é mais do que isso.
“Um artista pode representar o personagem em si, capturando seus movimentos e ações meticulosamente. Ou ele poderia caricaturizá-lo, satirizá-lo, ridicularizá-lo. E ele não está limitado à meras ações; ele pode mostrar emoções, sentimentos, até medos íntimos. (…)” – The Illusion of Life, Tradução livre
Ou seja, animar é dar vida, personalidade e fazer com que o personagem seja convincente pra quem assiste. E o que é ser convincente? Um personagem é convincente quando ele parece que está controlando suas próprias ações e tomando decisões por si mesmo. Quanto mais convincente for o personagem ou a situação, mais o espectador se identifica e se sente representado.
Tipos de Animação
Então vamos falar primeiro dos tipos de animação. Existem várias formas de fazer uma animação mas as mais conhecidas são essas.
Animação Tradicional
Uma forma de animação 2D e o primeiro tipo de animação usado pelos filmes da Disney como no clássico Branca de Neve e os Sete Anões. Nesse método o artista desenha cada um dos frames da animação onde há uma mudança. O processo é o mesmo de desenhar um flipbook e pode ser feito tanto no papel quanto no computador, no último caso você vai precisar de uma mesa digitalizadora pra conseguir desenhar mais fácil. Antes que você pergunte: sim, nesse tipo você precisa saber desenhar.
Animação Digital
Essa é outra forma de animação 2D onde além de poder desenhar todos os frames, também é possível criar um personagem com um rig (Esqueleto virtual) e apenas mover esse personagem sem ter que desenhar de novo o que é bem mais rápido. Essa forma também pode ser chamada de animação vetorial pois os objetos não são apenas desenhos de pixels mas sim vetores.
Stop-Motion
É uma técnica de animação que usa objetos reais ao invés de desenhos ou objetos no computador. Esses objetos são movidos e fotografados quadro a quadro, depois essas fotos são colocadas em sequência dando a ilusão de movimento dos objetos e personagens, que podem ser modelos de argila, recortes de papel, bonecos, ou até pessoas reais.
Animação 3D
Finalmente chegamos na minha zona de conforto. Animação 3d tem sido muito usada recentemente pela facilidade de animação e pela evolução na qualidade das imagens geradas no computador (renderização). Nessa forma de animação não é preciso desenhar os frames mas sim mover objetos que já foram modelados no computador. Ao invés de desenhar os personagens, o artista 3d modela, aplica as texturas, cria o rig, e só então o animador pode dar vida a eles. Nesse método o animador não tem mais a responsabilidade de manter as características do personagem porque ele é o mesmo em todos os frames, só mudando de posição. Em outros posts posso falar mais sobre o processo de modelagem, texturização e rigging pra quem se interessar. 🙂
Isso é tudo por hoje, mas ainda tem muita coisa sobre animação já que é uma área bem grande e com muitos sub-tópicos. Eu pretendo escrever com uma certa frequência então não deixem de acompanhar e se você gostou, recomende e compartilhe. Até a próxima!
Muito bom!!!
Muito showww! Ótima matéria!